O formato cilíndrico possui várias aplicações no cotidiano: peças de carros, compartimentos de produtos gasosos e líquidos, máquinas industriais, embalagens de produtos para consumo e etc. Vamos conhecer as propriedades, os elementos e as classificações de um cilindro.
O cilindro é um sólido geométrico gerado pela rotação de uma superfície retangular. Observe:

cilindro de revolução
Elementos de um cilindro
O cilindro é composto por duas bases, com a forma circular de raio (r), altura (h) e geratriz (medida da lateral do cilindro). No cilindro circular reto, a geratriz forma com a base um ângulo de 90º e possui a mesma medida da altura (h). No cilindro oblíquo, as medidas da altura (h) e da geratriz são diferentes.

Cilindro oblíquo Cilindro circular reto
Planificação do cilindro

Áreas correspondentes ao cilindro
Área da base do cilindro
Por ser uma circunferência, calculamos a área da base de um cilindro aplicando a expressão: Ab = пr2 (п = 3,14).
Área lateral do cilindro
Veja que a lateral do cilindro, quando planificado, forma um retângulo cujas dimensões são: altura h e base 2 пr (Observe que a base do retângulo é o comprimento da circunferência que forma a base do cilindro)
.jpg)
A expressão que permite calcular a área lateral do cilindro é: AL = 2 * п *r * h, onde п = 3,14, r: raio e h: altura.
Área total
A área total de um cilindro é dada somando a área lateral e as duas áreas das bases.
A expressão matemática que permite realizar esse cálculo utilizando a altura (h), o raio da base (r) e o valor de п (3,14) é:
AT = 2пr(h +r)
Volume do cilindro
Dado um cilindro de raio (r) e altura (h), calculamos seu volume através do produto da área da base pela altura. Observe a expressão:
V = п r2h